Trabalhando com projetos

Como desenvolver projetos para sala de aula?

Trabalhar um determinado tema de forma diferente, faz com que ele seja melhor compreendido. Propor projetos é um ótimo caminho para alcançar esse objetivo.

Organizar um projeto conciso e de qualidade sem dúvidas demanda tempo e dedicação. Não se trata de uma receita pronta onde é só seguir os passos e sim, em interligar temas em diferentes sequências didáticas e permanentes, buscando sempre o interesse da turma. Afinal, por se tratar de um projeto que tende a ser longo, é imprescindível que seja prazeroso a todos os envolvidos.

A organização de um projeto é sistemática e inicia pelo tema, o ponto chave a ser trabalhado. Suponhamos que o tema chave é música. Observe as perguntas a serem feitas:

Por que meu aluno deve estudar música? Essa é a justificativa.

O que eu vou ensinar? Esse é o momento de traçar os objetivos.

Como devem ser as aulas? A metodologia utilizada.

A escola possui a infraestrutura e materiais que necessito? Esses são os recursos.

Como acompanharei o desenvolvimento do meu aluno? Essa é a avaliação.

Respondendo as questões explanadas acima você dará o primeiro passo para desenvolver seu modelo de projeto, não só para o tema exemplificado, mas para qualquer outro.

Agora você precisa criar seus planos de aulas e atividades a serem trabalhadas. Mas isso é tema para a próxima aula, quero dizer, tema para o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *