Como ensinar as letras do alfabeto

 

Ideias para ensinar as letras do alfabeto

Ao conhecer a turma é provável que algumas crianças já conheçam as letras do alfabeto ou até mesmo as letras do próprio nome. No entanto, é importante atentar-se àquelas que ainda não distinguem letras dos outros tipos de símbolos.

Utilizar o alfabeto na parede é uma prática comum e uma grande referência para as crianças identificarem a escrita/forma das letras e notarem a ordem alfabética. Mas além desse recurso há vários outros que auxiliam o professor, como músicas, brincadeiras, jogos, atividades impressas, entre outros que contenham o alfabeto.

Costuma-se adotar a letra bastão maiúscula em sua grafia porque facilita o primeiro reconhecimento. Além do alfabeto exposto, trazer atividades diferenciadas para conhecer a função das letras contribui para que as crianças se apropriem desse conhecimento no inicio da alfabetização.

 

Tipos de alfabeto

É importante garantir que o aluno sempre tenha acesso ao alfabeto exposto, no caderno, nas atividades impressas e etc. Também é essencial que ao longo do processo de alfabetização o aluno conheça não só a letra bastão maiúscula, mas também a minúscula. Porém é preciso ter cautela, pois apresentar diferentes tipos de letras isoladamente pode fazer com que fiquem confusos. Sempre utilize referencias entre os tipos de letras para que os alunos façam correspondência entre elas.

Sugiro alguns exemplos:

 

 

 

Ficha de leitura das letras

Outra prática bastante interessante é a ficha de leitura das letras. Ler o alfabeto na integra, seguindo a sequência, faz com que muitos alunos decorem somente o seguimento não identificando realmente o nome de cada letra isoladamente. Trabalhar com fichas de leitura de letras aleatórias contribui para que os alunos reflitam sobre cada uma delas.

Sugiro alguns exemplos:

 

Atividades com o nome

Identificar as letras do nome no alfabeto também é um tipo de atividade bastante utilizada. Trabalhar com o nome próprio na alfabetização é um excelente recurso, pois além de resgatar a identidade pessoal também colabora no processo de apropriação do sistema de escrita. ( Leia mais em: Trabalhando o nome próprio na alfabetização).

 

 

Faça o download do material abaixo:

 

 

Espero que você tenha gostado deste post!

Aproveite e confira a coleção de cinco livrinhos, um para cada vogal, feita especialmente para apresentar as vogais para as crianças de um jeito leve e descontraído. Saiba mais clicando na imagem a baixo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *