Sequência didática: Biografia

Ensino do gênero biografia em sala de aula

O trabalho com diferentes gêneros textuais traz toda a informação e conceitos necessários para o ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Também proporciona reflexões e avanços na apropriação das características da linguagem escrita como noções gramaticas, ortográficas, sintáticas, entre outros, as possibilidades são diversas.

A biografia é uma mistura de jornalismo e história que resulta em uma obra literária, onde  é levantado os fatos mais relevantes da vida de uma pessoa ou personagem, seguindo uma ordem cronológica (do nascimento à morte). Em sala de aula, trabalhamos mais precisamente o texto discursivo, mas que engloba todas as características citadas.

Para que os alunos conheçam esse tipo de texto, preparamos uma sequência didática que vai ajudá-lo a desenvolver esse tema em sala de aula.

Sequência didática com o gênero Biografia

 

1° Momento: Apresentação

 

Objetivo: Mostrar a função e importância do gênero biografia.

Traga 3 imagens diferentes  de figuras públicas  e/ou personagens que os alunos conheçam. Peça que escolham uma imagem e escrevam numa folha em branco tudo que saibam sobre o personagem escolhido. Após essa primeira atividade, faça uma roda de conversa para questionar e explicar:

O que é uma biografia?

Qual o objetivo desse tipo de texto?

Já leram alguma biografia?

 

2° Momento: Estrutura de texto biográfico

 

Objetivo: Construir um texto biográfico com referência estrutural.

Não podemos esperar que o aluno escreva um tipo de texto sem nenhum conhecimento sobre ele. Como já sabem o que é uma biografia e sua função, é o momento de conhecer as características específicas que compõem esse tipo de texto.

A atividade abaixo tem como objetivo preencher as lacunas com as informações biográficas da escritora CECÍLIA MEIRELES, formando um texto biográfico sobre sua vida. O objetivo é que o aluno conheça a estrutural textual de uma biografia, como o texto é organizado.

Faça o download desta atividade aqui

 

3° Momento: Roteiro

 

Objetivo: Produzir um texto biográfico utilizando um roteiro.

Neste momento, os alunos já conhecem a função e as características que formam uma biografia. Agora é a hora de colocar os conhecimentos adquiridos em prática.

Apresente um Roteiro de Escrita que servirá de parâmetro para que o aluno produza o seu texto biográfico.

ROTEIRO DE ESCRITA

GÊNERO: BIOGRAFIA

1- Quem é a pessoa que será o personagem desta biografia?

2- Em que local, dia, mês e ano essa pessoa nasceu?

3- Qual a formação e profissão dessa pessoa?

4- Quais os fatos principais essa pessoa realizou em sua vida?

5- Cite suas obras e/ou realizações.

6 – Essa pessoa ainda está viva? Caso não esteja, cite a data, local e motivo do falecimento.

 

Lembrando que todos os momentos apresentados são SUGESTÕES que podem ser alteradas ou complementadas conforme a sua necessidade.

 

Espero que tenham gostado!

 

Até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *