Qual é a diferença entre alfabetização e letramento?

 

Alfabetizar X Letrar

 Alfabetizar é ensinar a língua escrita, onde juntando as letras formamos sílabas que unidas formam palavras, onde seu conjunto caracteriza-se como texto que transmite comunicação entre pessoas. Alfabetizar é construir o conhecimento sobre a leitura e escrita.

Já o letramento, ensina a função dos textos no nosso cotidiano. Esse processo ocorre quando se mostra ao aluno um determinado tipo de texto e quais os seus usos e características.

No processo da aprendizagem, alfabetizar e letrar andam em conjunto, pois sem alfabetizar não há como letrar e sem letrar a função alfabética não tem sentido. Ambos são essenciais para o desenvolvimento da compreensão integral da escrita e leitura.

Quais são as principais práticas que você deve considerar para associar a alfabetização e o letramento?

 

Leve em consideração o conhecimento que cada um tem. Cada pessoa tem um ritmo diferente de aprendizagem, alguns aprendem com mais facilidade, outros precisam de mais tempo para compreender a nossa intensão.

Se tratando de crianças, é importante levar em consideração o nível de aprendizagem que se encontra e o contexto em que está inserida para saber com mais exatidão qual será o ponto de partida. Claro que em sala de aula, é complexo considerar tantas histórias e personalidades, por isso é importante o professor ter estratégias e um olhar mais cuidadoso para as dificuldades e desafios.

 

Diversifique com os vários recursos disponíveis. É essencial o professor utilizar todo tipo de material possível para diversificar suas aulas e torná-las mais diferentes e divertidas.

Podemos tomar como exemplo a utilização de jogos de alfabetização físicos e virtuais, brincadeiras, músicas, contação de histórias, diversos gêneros textuais, livros com temas diversos, entre tantas outras opções.

 Leia Também:

 Ideias para ensinar as letras do alfabeto

Trabalhando o nome próprio na alfabetização

 

Supere as dificuldades. Alfabetizar e letrar é um desafio, o início para tantos outros aprendizados que o aluno terá durante a vida escolar, sendo assim, uma das fases mais importantes. Ensinar as letras é inseri-lo num mundo cheio de informações e novos conhecimentos.

Nesse processo,  também é importante superar as dificuldades que aparecerão no caminho. Alunos com dificuldades de aprendizagem ou necessidades especiais, falta de recursos e estrutura, problemas de indisciplina, falta de apoio e problemas familiares, entre outras problemáticas. Procure apoio, conhecimento, outros profissionais especializados, colegas de profissão, algo ou alguém que te ajudará com os problemas apresentados.

 

Lembre-se, não se constrói a educação sozinho, isso é um trabalho em equipe!

Espero que você tenha gostado deste post!

Aproveite e confira a coleção de cinco livrinhos, um para cada vogal, feita especialmente para apresentar as vogais para as crianças de um jeito leve e descontraído. Saiba mais clicando na imagem a baixo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *