Como ensinar a ler e a escrever com o método fônico
Método fônico
Hoje falaremos sobre o método fônico e como ele pode ser aplicado para ajudar você, professor, educador ou pais no processo de alfabetização.
O método fônico consiste em desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, aprender a identificar os fonemas que formam as palavras. Nesse processo, o aluno descobre que as palavras são formadas por fonemas (sons) que são representados pela grafia (letras).
Sem a consciência fonêmica o aluno acaba utilizando a memorização de silabas, não se atentando a regularidade que há entre as letras e seus sons na construção das palavras.
Desta forma, criando-se essa consciência, quando houver a troca de uma letra numa determinada palavra o aluno deve perceber que algo mudou na forma de ler, escrever e o significado dessa palavra, exemplo: PATO – MATO.
O que são fonemas?
O nosso sistema alfabético é composto pelas letras do alfabeto que é dividido por vogais e consoantes. Dentro da CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS, veja alguns exemplos:
Vogais orais:

Letra A

Letra E

Letra I

Letra O

Letra U
Vogais Nasais:
/ ã /: an, sou
/ e /: en, em
/ i /: in, im
/ o /: é, om
/u/: un, um
Consoantes
/ s /: c, ç, x, ss e etc.
/ x /: ch, x.
/ j /: g, j.
/ k /: c, qu.
/ z /: s, x, z.
Entre outros.
Método fônico na prática
No método fônico ensina-se primeiro as vogais e seus sons e depois as consoantes. Cada letra representa um som e juntando vogal/consoante ou vogal/vogal formamos sílabas e palavras.
Para alfabetizar utilizando o método fônico é importante ter em mente que o objetivo é o aluno compreender que é preciso identificar os sons que as letras representam e agrupá-los para formar as palavras, que há uma relação entre os sons que se ouve e as letras que as representam.
Tipos de atividades
Desenvolvemos algumas atividades para trazer um parâmetro de como trabalhar com o método fônico.
Leia também: 10 Atividades de alfabetização para imprimir
Sons das vogais. Conhecer os sons das vogais e as letras que as representam.
Sons das consoantes. Identificar qual letra representa o início da palavra.
Completar palavras com as vogais. Reconhecer os sons juntando vogal/consoante.
Organizar palavras. Identificar o som de cada sílaba e organizá-las, formando as palavras.
Essas foram algumas ideias que elencamos que podem ser de grande apoio no desenvolvimento da consciência fônica na alfabetização. Lembre-se que o método fônico é um entre vários outros métodos que existem, é importante identificar qual o melhor método para se utilizar dentro do seu contexto.
Até a próxima!
8 Comentários