3 princípios de como trabalhar com o construtivismo em sala de aula
O construtivismo já é a prática mais utilizada nas escolas brasileiras atualmente. Essa abordagem de ensino foi inserida à educação brasileira há algumas décadas e vem ganhando força ao longo do tempo. No post de hoje falaremos das vantagens e benefícios do construtivismo em sala de aula. Confira!
Vantagens e benefícios do construtivismo
No construtivismo o professor é o mediador e não mais uma figura autoritária e portadora da razão. Com isso, o processo de aprendizagem se dá principalmente pela interação e respeito entre aluno e professor.
Veja algumas das vantagens e benefícios à aprendizagem que o construtivismo proporciona:
- O professor é o mediador, que merece respeito, não pela conduta autoritária e sim pela a importância que representa para o processo de aprendizagem;
- O aluno é o sujeito do próprio aprendizado e participa de maneira efetiva do processo.
- Os erros são oportunidades para melhores aprendizados;
- A bagagem cultural, intelectual e social do aluno é uma grande referencia;
- O meio é um forte influenciador e fonte de novas aprendizagens;
- O construtivismo é uma abordagem que pode ser aplicada em qualquer fase da vida escolar, sem distinção de idade.
O que é necessário para que as atividades construtivistas tenham êxito?
- As atividades construtivistas devem ter uma abordagem diferenciada da tradicional;
- A pesquisa e a investigação são pontos fortes no construtivismo;
- As salas de aula devem contar com números reduzidos de alunos, para que o professor consiga acompanhar o desenvolvimento individual de cada um;
- O professor deve sempre intervir, motivar e estimular quando se fizer necessário;
- O foco é buscar meios para que os alunos sejam críticos, capazes de explorar novos conhecimentos, ter voz ativa e participação significativa no próprio aprendizado.
Como trabalhar com o construtivismo em sala de aula?
Agora que já conhece melhor o construtivismo, veja algumas dicas que você deve considerar na hora de usá-lo em sua prática.
Provoque seus alunos: proponha atividades instigantes
O ponto central do construtivismo é tornar a criança o sujeito da aprendizagem. Por isso, faça com que seu planejamento se baseie em atividades estimulantes que vise à participação direta do aluno no desenvolvimento da proposta.
Dê atenção a sugestões dos alunos: atente-se ao feedback
Estimule os alunos a expressarem seus interesses e preferencias, isso é extremamente importante para o seu desenvolvimento integral. Use temas do universo deles para despertar mais interesse no assunto que deseja propor, neste sentido, busque a autonomia em tomar a iniciativa de perguntar algo ou simplesmente dar sua opinião sobre como aquele tema pode ser desenvolvido.
Permita que os alunos façam suas próprias escolhas
Sabemos que a rotina escolar é exaustiva, por isso as aulas em sua maioria, são planejadas e desenvolvidas pelo professor, onde o aluno participa desse processo de forma passiva.
É interessante que o professor consiga garantir que dentro do seu planejamento o aluno possa fazer certas escolhas (exemplo: de qual maneira certo conteúdo será aprendido) que podem vir a contribuir ao seu aprendizado. Pense nisso!
Gostou da leitura? Então aprofunde seus conhecimentos conhecendo também as hipóteses de escrita e como funciona a alfabetização construtivista.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a novos conteúdos, assine este blog!
Aproveite e conte sua experiência nos comentários!
Até a próxima!