A gestão do tempo em sala de aula: estratégias para uma boa aula

 


 

A gestão do tempo em sala de aula é um desafio na prática docente e não há dúvidas da sua importância.  No post de hoje, falaremos sobre a gestão do tempo em sala de aula e estratégias simples para facilitar a sua rotina. Confira!

 

A importância de planejar a gestão do tempo em sala de aula

 

 

O planejamento de aula  é a base no trabalho docente. Sem planejar é difícil alcançar os objetivos propostos. Portanto é importante ter em mente que estabelecer uma boa gestão do tempo em sala de aula ajuda a garantir uma aula de qualidade. Antecipe suas ações!

 

Plano de aula

Faça um plano de aula (aprenda a fazer um plano de aula). Esse é um excelente recurso que garante organização e qualidade na sua rotina.

 

Fique atento ao relógio

Dentro do seu planejamento tenha em mente o tempo necessário para a realização de cada atividade, explicação, discussão etc.

Caso sua proposta seja uma sequencia didática onde envolva mais de uma aula, também é importante a levar em consideração a gestão do tempo em sala de aula. Não acumule tarefas para o final da atividade.

Discussão e debates são importantes, por isso lembre-se de disponibilizar tempo para isso.

 

Organização

Organize-se!  Prepare atividades realizáveis no tempo disponível para não correr o risco de o trabalho ficar inacabado.

Separe todos os materiais que serão utilizados, não deixe para ultima hora!

Com o tempo, o ato de planejar tornará algo natural dentro da sua rotina e com isso você conseguirá identificar melhor a necessidades dos seus alunos e o que poderá ser feito para melhorar suas aulas.

 

A gestão do tempo na prática 

 

 

Estabeleça uma programação, há muitos recursos que poderão ser utilizados para organizar melhor o dia a dia do trabalho escolar. Veja alguns deles:

 

Use a rotina

 

 

Organize uma rotina diária com seus alunos. Essa prática é bastante utilizada na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, mas pode ser facilmente estendida para qualquer turma.

Diariamente anote as tarefas do dia, qual o conteúdo será abordado e quais ferramentas serão utilizadas. Coloque também os horários de pausas, atividades específicas etc.

É interessante que os alunos participem da elaboração da rotina diária, pois essa prática estimula o aluno a sentir-se pertencente e participativo de todo o processo.

 

Quadro de planejamento funciona?

Para alguns profissionais utilizar quadros expostos em sala de aula é ultrapassado, diante de tantas tecnologias que auxiliam o professor neste tipo de organização e planejamento.

De fato, atualmente há agendas, planners, planilhas e outros recursos disponíveis na web e que podem ser consultados em qualquer lugar. Mas, se tratando de um trabalho coletivo é importante que o planejamento seja exposto e visualizado por todos. Por quê?

Como foi dito anteriormente, é essencial para a prática docente estimular o aluno a ser participativo e responsável com as tarefas propostas. Por isso, o aluno deve ter acesso ao que será realizado e nisto um quadro de planejamento faz o seu papel.

Exponha um quadro semanal ou mensal dos conteúdos, atividades, pesquisas, passeios entre outras propostas que serão realizadas dentro de um determinado período. Não se esqueça das datas e se puder seja específico com horários também.

Esses recursos o ajudarão a ter total controle do tempo e mesmo que algum imprevisto aconteça, com objetivos claros será fácil reverter a situação inesperada.

 

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está cada vez mais próxima e acessível, a nova geração está sempre conectada. Com o uso frequente do celular em sala de aula, onde muitas vezes geram-se conflitos, é necessário ter esse tipo de tecnologia como aliada no processo de aprendizagem.

 

Dispositivos móveis

O uso do celular em sala de aula é um desafio constante com muitas controvérsias. Muitas vezes é difícil e estressante controlar os alunos que insistem em utilizar essas tecnologias em momentos não propícios.

Por isso, crie oportunidades! O celular é um computador móvel, por que não desenvolver essa percepção sobre o seu uso e ganhar tempo utilizando-o para pesquisas instantâneas de um assunto ou dúvida que surgiu no processo?

 

Internet

A internet é uma imensa gama de conteúdos que podem facilitar e aumentar a qualidade das suas aulas. Além da praticidade e economia de tempo numa pesquisa ou espaço contendo muitos materiais online, a internet se tornou a ferramenta da vez. Veja:

  • Jogos online: Os jogos proporcionam um aprendizado prático e divertido. Há diversos sites disponíveis com jogos educativos sobre alfabetização, matemática, experiência cientifica, entre outros.

 

  • Vídeos e imagens: Recursos visuais são altamente eficazes no entendimento de um assunto, utilizá-lo pode ser infalível para o desenvolvimento de qualquer conteúdo.

 

  • Blogs e sites: Como dito anteriormente, a internet disponibiliza todo tipo de material e ideias. Pesquisas em sites ou blog como este facilita seu planejamento, pois para encontrar soluções e conteúdos que agregam ao seu planejamento está a um click!

 

Colaboração da turma

 

 

É cada vez mais comum nos depararmos com notícias de indisciplina e violência nas escolas. Infelizmente, grande parte do tempo perdido em sala de aula está diretamente ligado ao fato do professor ter que acalmar a turma e “controlá-los” para poder ensinar.

Este tipo de situação recorrente afeta diretamente o trabalho do professor e o rendimento dos alunos.

 

Mas, o que fazer?

Não há uma formula mágica para engajar os alunos, situações problemáticas e indesejáveis sempre aconteceram. Porém, uma prática que costuma dar resultados positivos é estabelecer combinados.

Esses combinados são regras de convivência e respeito para benefícios de todos. Veja alguns exemplos:

  • Respeitar a todos;
  • Silencio para a explicação;
  • Cuidado com os materiais didáticos;
  • Conversar no momento certo.

Para amenizar os conflitos e problemas de indisciplina que acabam prejudicando a gestão do tempo em sala de aula, é importante construir uma boa relação de respeito pelo trabalho pedagógico.

Os combinados é um dos artifícios que podem amenizar situações difíceis, porém não é o único. Sempre busque apoio da equipe escolar e da família para ajudá-lo.

 

 

Gostou da leitura? Então, aprofunde seus conhecimentos em: aprenda como fazer um plano de aula (com passo a passo e modelos simplificados)

 

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a novos conteúdos, assine este blog!

 

Aproveite e compartilhe nosso trabalho e ajude o Blog a crescer!

 

Conte nos comentários sua experiência com o tema do post!

 

 

 

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *