Férias escolares: o que fazer?

As férias escolares chegaram! A dúvida que surge na cabeça de muitos pais é: e agora, o que fazer?

É comum as crianças ficarem mais agitadas por estarem mais livres e com mais tempo para brincar e descontrair. Embora a férias escolares seja um momento de descanso da rotina, também é uma boa oportunidade para estar mais próximo das crianças e compartilhar momentos de grandes aprendizagens e desenvolvimento. 

Fazer atividades prazerosas durante o período de férias escolares proporciona momentos gratificantes para todos. Veja!

Ideias de passeios nas férias escolares

Os passeios são atividades fundamentais para conhecer novos ambientes, realizar brincadeiras diferentes, interagir com outras crianças, entre outras experiências que proporcionam momentos inesquecíveis. 

Viagens

Muitas pessoas reservam as férias escolares para fazer a viagem desejada. Viajar sempre proporciona momentos incríveis.

Uma vez definido o destino, faça o roteiro de forma que inclua atividades próprias para as crianças. Viajar para lugares que não tenha nada atrativo para elas pode transformar um momento prazeroso em uma péssima experiência.

É importante garantir que a viajem em família seja um momento de desfrutar experiências novas.

Parques

Fazer um passeio no parque promove um contato maior com a natureza e brincadeiras livres.

Além de proporcionar atividades físicas como correr, caminhar e fazer brincadeiras de movimento, também é uma oportunidade de explorar a proximidade com a natureza e o que ela nos oferece. É um ótimo momento para levantar questões sobre a preservação do meio ambiente e a importância dele.

Atividades ao ar livre são ótimas para estimular e desenvolver novas habilidades e se forem feitas em grupo também contribuem para fortalecer as relações pessoais e afetivas.

Muitos parques contam com entrada gratuita e inúmeras atividades para crianças em período de férias escolares, vale a pena conferir!

Atividades Culturais

As férias escolares é um momento ideal para as crianças praticarem atividades culturais, já que as famílias têm mais tempo livre para aproveitarem e estimularem esses tipos de atividades.

Atividades como ir ao cinema, peças de teatro, museus, oficinas, são fundamentais para estimular o senso crítico e artístico, além de propiciar novos aprendizados.

Por ser uma opção de recreação muito comum em período de férias escolares, as atividades culturais são facilmente encontradas em todas as cidades.

Momentos em família

Na correria do dia a dia é muito comum que a interação entre pais e filhos, entre outros parentes, seja prejudicada pela falta de tempo. Por isso as férias escolares é uma ótima oportunidade de promover bons momentos em família. Veja algumas ideias!

Visitar a família

É muito importante estimular a importância da família. Valorizar esses momentos é um bom estimulo para aprender a conviver com as diferenças.

Visitar os avós, primos, tios e outros parentes promovem e aprofundam uma maior relação entre a família, além de ser uma oportunidade de rever e conviver com pessoas que amamos, mas que pouco temos contato durante o ano.

Brincadeiras divertidas

As brincadeiras promovem uma grande interação entre as pessoas e quando são feitas em família contribuem para um convívio mais harmonioso e saudável.

Há diversos tipos de brincadeiras que podem ser recriadas e adaptadas para serem feitas em família. Confira!

Acampamento

Montar uma barraca no meio da floresta e dormir sob a luz das estrelas é um pouco ousado e demanda muito planejamento. Claro, que propiciar esse tipo de experiência pode ser fantástico, mas se você é um pouco conservador porque não montar um acampamento dentro de casa?

Acampar é uma brincadeira que as crianças gostam muito, elas adoram simular uma barraca no meio da sala ou no quintal com um lençol!

Aproveite esse momento e participe da brincadeira, essa é uma boa oportunidade de diversão em família sem sair de casa.

Piquenique

Apesar de o piquenique ser uma atividade geralmente ligada a uma cena romântica entre casais, nada impede de ser uma boa ideia para reunir a família e passar um tempo juntos.

Organize um piquenique no parque, praça ou até mesmo no quintal de casa! Prepare um ambiente agradável com comidas gostosas e passem uma tarde divertida e saborosa!

Jogos e brincadeiras

Brincar é fundamental para desenvolver muitas habilidades. Brincadeiras coletivas estimulam o respeito, a parceria e o compartilhamento.

Quando as brincadeiras acontecem em família, ajudam a fortalecer os vínculos afetivos, criando um ambiente mais confiante para a criança.

Há diversos jogos e brincadeiras que podem ser realizados em família.

Contação de histórias

É muito importante para a criança ouvir muitas histórias, pois estimula o desenvolvimento do imaginário infantil, levando-a a pensar, duvidar e questionar.

Além de ampliar o repertório com histórias infantis como contos e fábulas, também pode ser um ótimo momento para compartilhar histórias sobre experiências vividas.

E aí? Gostou das ideias? Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a novos conteúdos, assine este blog

 Aproveite e compartilhe nosso trabalho e ajude o Blog a crescer!

Conte nos comentários sua experiência com o tema do post!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *