Estudar pela internet funciona?

Estudar pela internet facilitou imensamente a busca pela informação, além de poder estudar onde e quando quiser. Afinal, estudar pela internet pode ser muito mais vantajoso, proveitoso e econômico.

Por outro lado, é importante ter cuidado com as distrações e planejar bem o tempo e a qualidade do estudo. Reservar 3 horas para estudar e ficar de 5 em 5 minutos visualizando suas redes sociais ou estudar um texto num site nada confiável não é produtivo!

Veja algumas dicas que o ajudarão a aumentar a sua produtividade na hora de estudar pela internet e assim ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Como estudar pela internet com qualidade?

Fazer escolhas essenciais para o nosso crescimento demanda consciência. Se você está lendo esse texto é porque já se permitiu dar o primeiro passo para a uma mudança de vida.

A primeira grande mudança é criar um hábito de estudo e entender que estudar pela internet é bem diferente de estudar presencialmente.

Estudar online demanda autonomia e compromisso. Você é o único responsável pelo seu progresso, por isso estudar tem que ser a sua prioridade.

Confira algumas dicas essenciais para começar a estudar pela internet com bons resultados.

Tenha uma estratégia

Há diversas estratégias para um maior aproveitamento dos estudos. Como sugestão, desenvolva sua estratégia baseado em:

Planejamento –  Planejar é essencial para garantir a produtividade nos estudos. Por isso, estabeleça os dias e horários de estudo e o que você irá estudar dentro do seu cronograma. Você pode estudar 30 minutos por dia ou 20 horas por semana, isso depende da sua disponibilidade, mas tenha em mente que o período escolhido é exclusivo para estudar, sem distrações.

Foco – Por falar em distrações… Ter foco numa tarefa ao mesmo tempo em que somos bombardeados de tantas outras informações é difícil. Por isso, estimule sua mente a fazer uma coisa  de cada vez, hora de estudar é para estudar! Esqueça as redes sociais, vídeos engraçados no Youtube e coisas que te impeçam de fazer o que é necessário.

Desenvolvimento-  Cada pessoa é única, sendo assim, é importante saber qual a melhor forma de estudo que facilite o aprendizado. Tem pessoas que aprendem melhor lendo, outras escrevendo. Há pessoas totalmente visuais que aprendem melhor através de imagens e vídeos. Por isso, identifique os mecanismos que acrescentam a sua forma de aprender.

Plano diário de estudos

Planejar os estudos consiste em traçar estratégias. Monte um plano diário de estudos com os horários, conteúdos, exercícios etc. Desta forma, você define quando, como e onde estudar e se respeitar o seu planejamento conseguirá atingir uma maior produtividade e excelentes resultados.

Escolha bons conteúdos

Embora a internet ofereça conteúdos sobre qualquer tema, nem todos realmente são uteis para você naquele momento. Por se tratar de um processo tão desgastante de estudo é essencial saber o que de fato você precisa.

Tome nota de todo o conteúdo que você precisa saber para atingir o seu objetivo. De maior atenção àqueles que geram mais dificuldades, disponibilizando mais tempo para estudá-los.

Estudar pela internet é um grande facilitador, você pode até usar o próprio celular como uma grande ferramenta de estudo. Mas antes disso, você precisa desenvolver a habilidade de escolha.

Selecionar conteúdos de qualidade vai demandar tempo. De fato, a quantidade de materiais disponíveis é gigantesca. Para não correr o risco de se tornar um acumulador digital, tenha em mente:

  • Escolha o melhor método de aprender (vídeos, textos, áudios);
  • Selecione conteúdos de qualidade;
  • Procure informações em fontes confiáveis;

Mas afinal, o que são fontes confiáveis?

Infelizmente, há muitos conteúdos na internet disponibilizados de forma irresponsável, com informações incorretas e nenhum embasamento teórico.

O filtro que separa o que é válido ou não é você, por isso é importante pesquisar em sites acadêmicos com conteúdos escritos por pessoas que entendem do assunto.

Isso também é válido para cursos online, vídeos aulas e canais no Youtube. Procure selecionar aqueles que passam confiança e domínio do que estão falando. A didática também é essencial, professores que explicam com clareza e objetividade facilitam a aprendizagem. Veja alguns exemplos:

Google Acadêmico

Google Acadêmico é uma ferramenta gratuita onde há disponíveis livros, artigos, teses, resumos, literatura escolar, entre outros tipos de publicações acadêmicas.

SciELO

SciELO é uma biblioteca eletrônica com um acervo selecionado de periódicos científicos brasileiros.

Portal da CAPES

Site que oferece gratuitamente textos integrais de artigos de milhares de revistas científicas nacionais e internacionais.

BDTD – A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Portal de busca gratuito com os textos completos das teses e dissertações das instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

Bibliotecas digitais

Muitas Universidades dispõem de acervos de livros, teses, dissertações sobre variados temas em suas bibliotecas digitais.

YouTube

O Youtube é a principal plataforma de vídeos do mundo. Nela está disponível uma infinidade de vídeo aulas sobre qualquer tema e o melhor 100%  gratuito!

Aproveite as vantagens que esta plataforma oferece e siga alguns  critérios:

  • Pesquise canais de professores e veja qual consegue ensinar da maneira mais fácil;
  • Procure diferentes vídeos sobre o que você está aprendendo, cada professor tem um método diferente de ensinar;
  • Priorize canais que ofereçam conteúdos de qualidade;
  • Selecione suas playlists por tema e as mantenha organizadas.

Tire o maior proveito possível das aulas disponíveis no Youtube, pois escolhendo canais de qualidade você terá acesso aos mais variados temas, tratados de forma completa e ainda terá uma visão mais ampla do que está aprendendo podendo voltar e consultar o conteúdo quantas vezes quiser.

Não fique com dúvidas

Um dos desafios de estudar pela internet é não ter um professor disponível no momento em que surgi àquela dúvida. Você pode tirar suas duvidas em comentários ou fóruns, mas nem sempre a resposta é imediata, arrastando essa dificuldade e correndo o risco de se prejudicar com os resultados futuros.

Por isso, não fique com a dúvida pendente, se não tiver um retorno imediato, busque outras fontes confiáveis.

Conclusão

Estudar pela internet é um desafio. Você tem uma enorme quantidade de conteúdos para serem acessados como e onde quiser, mas ao mesmo tempo, precisa estar focado e comprometido para garantir um estudo de qualidade e que te leve a ter bons resultados.

Portanto, tenha em mente que você é o principal responsável neste processo!

Compartilhe nosso trabalho e ajude o Blog a crescer!

Até a próxima!

1 Comentário

  1. Muito obrigado. Gostei muito do Artigo. Aproveitei comprei o curso que você recomendou. Ele é muito bom, estou gostando muito.
    Uma ótima semana, grande abraço Professora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *